Contenção

Contenção é definida como “a estabilização dos dentes em estética ideal e posição funcional”.

A proposta básica para estabilização dos dentes em sua posição tratada tem como finalidade: permitir a reorganização da gengiva e das fibras que o dente possui ao seu redor; minimizando as mudanças dos dentes que podem ocorrer com o crescimento; permitir a adaptação neuromuscular para os dentes em posição correta; manter estável a posição dos dentes, se foi requerida a mudança de posição por estética ou função.

Tipos de Contenção

Placa de Hawley Modificada

Após essa fase, faz-se uma exposição cirurgia do dente com um cirurgião Bucomaxilofacial, onde um acessório (botão metálico) é colado no dente a fim de permitir o seu tracionamento. O tempo para o tracionamento do dente é imprevisível e pode durar no mínimo 6 meses. Após o tracionamento, segue-se o tratamento ortodôntico a fim de acertar a oclusão (mordida) e o alinhamento dos dentes.

Placa de Hawley Modificada
Contenção Inferior

Tempo de Utilização

Antigamente costumava-se dizer que o paciente deveria utilizar as contenções por um período de 1 ano após o término do tratamento. Hoje as pesquisas mostram que isso não é verdade. Na maioria dos casos, será necessário a utilização das contenções por vários anos, e em alguns casos, o paciente deverá usar as contenções pelo resto de sua vida, caso queira ficar com os dentes alinhados.

Infelizmente, os dentes têm uma grande tendência de se entortarem (apinhar) à medida que a pessoa vai envelhecendo. Portanto, o paciente deve continuar fazendo visitas anuais ou semestrais ao seu ortodontista para acompanhar o desempenho das contenções, e diagnosticar eventuais problemas. A negligência desse controle pode levar à recidiva do tratamento. Isso tem feito com que pacientes mal informados sejam obrigados a executar um segundo tratamento ortodôntico.

AGENDE SUA CONSULTA AGORA MESMO! PREENCHA ABAIXO QUE LIGAMOS PARA VOCÊ!

4 + 13 =

Moro Ortodontia

R. Cel. Dulcídio, 1558 - Batel

41 3027-3092

× Agendar Consulta!